(45) 3025-3222 / 3031-1915 / 3031-1869

A Feminilização da Advocacia

Em janeiro de 2017, Foz do Iguaçu foi a primeira subseção em que o número de advogadas ultrapassou o número de advogados.

 

São 723 mulheres contra 714 homens. Segundo a OAB-PR, essa é uma tendência que já se observa em várias subseções. No quadro geral da Seccional paranaense, as advogadas representam 44% dos inscritos. A diferença é pequena: 32.661 homens e 26.436 mulheres, totalizando 59.097 profissionais ativos.

 

O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, observa que as solenidades de compromisso coletivo já vinham demonstrando o crescente número de advogadas. “Acreditamos que a paridade entre homens e mulheres nos quadros da Seccional será atingida até o final desta gestão”, prevê.

 

Noronha lembra que a forte presença feminina na advocacia tem se refletido nas ações desenvolvidas pela Ordem, especialmente por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA) e nos espaços que ocupam na diretoria, no Conselho Seccional e nas diversas comissões de outras áreas, sempre com muita competência e determinação.

 

Muito orgulhosas deste lugar que ocupamos hoje em nível estadual, nós da Comissão da Mulher Advogada de Foz do Iguaçu, estamos engajadas atuando incansavelmente para desenvolver a pauta definida pelas mulheres advogadas pelo país afora por meio da Comissão Nacional da Mulher Advogada e pela Comissão Estadual da Mulher Advogada.

 

Ano passado realizamos inúmeras atividades com este fim. Dentre elas, podemos citar: o encontro em comemoração ao Dia da Mulher, a participação da CMA na Corrida da Mulher, a realização de uma parceria com a Unila para a realização do Curso de Extensão: Perspectiva de Gênero em Políticas Públicas, dentre outras várias articulações. Participamos, ainda, do Encontro Estadual da Comissão da Mulher Advogada no intuito de fortalecer a atuação das Comissões no interior do Estado.

 

Para este ano, nossa programação continua intensa. Estamos trabalhando para a publicação dos artigos apresentados no encerramento do Curso de Extensão. Também estamos em fase de definição de parcerias para a realização de um trabalho focado no tratamento humanitário das mulheres encarceradas e abertas a novas participações e novos projetos. A CMA de Foz do Iguaçu se reúne toda primeira quarta-feira de cada mês às 17h na sede da OAB/FI.

 

Por Thaíse Thomé

Presidente da Comissão das Mulheres Advogadas de Foz do Iguaçu-PR

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram