(45) 3025-3222 / 3031-1915 / 3031-1869

Mais mulheres na Administração Municipal

As advogadas Keila Rodrigues Lopes, Presidente da Comissão de Direito Eleitoral e Thaise Viera Thomé Verri, Presidente da Comissão da Mulher Advogada, acompanhadas do Dr. Valter Cândido Domingos, Presidente da OAB/PR Subseção de Foz do Iguaçu, participaram de reunião com o prefeito Chico Brasileiro, nesta terça-feira (05), ao qual entregaram termo de compromisso, um documento de referência, com sugestões e propostas para que o chefe do Executivo Municipal busque ampliar a participação das mulheres na composição de cargos de comando e estimule a atuação das mulheres na política.

O encontro é desdobramento do evento Mais Mulheres na Política, realizado na sexta-feira, 01, na sede da OAB/FI, que reuniu em torno de 150 pessoas, com o objetivo de motivar e capacitar mais mulheres a participarem da vida política de Foz do Iguaçu. O evento aprofundou os debates sobre o cenário de participação da mulher no Brasil e na América Latina e homenageou mulheres de destaque na política municipal e nos partidos políticos.

 

A Dra. Keila lembrou que o Brasil figura no penúltimo lugar no ranking de participação das mulheres em cargos legislativos na América Latina e que é preciso buscar, em todos os cenários, o empoderamento da mulher. “A administração municipal pode abrir espaço maior para a atuação das mulheres nos cargos e instâncias de decisões”, defendeu.

A Dra. Thaise convidou o prefeito a conhecer e a aderir ao Programa 50-50, da ONU, movimento para que candidatas e candidatos participantes de eleições assumam compromissos públicos com os direitos das mulheres. “A administração municipal ainda é muito masculinizada, é preciso um olhar mais apurado a demanda de participação da mulher. Elas estão cada vez mais capacitadas a exercer cargos de gestão e que suas candidaturas não sejam meros percentuais, mas abraçadas pelos partidos, de fato”, argumentou.

O prefeito Chico Brasileiro ressaltou que sua gestão está concluindo estudos para criação de uma secretaria para atuar de forma transversal em temas de inclusão e, em especial, nas questões diretamente ligadas ao direito da mulher. “A adesão ao Pacto Global da ONU faz parte da nossa diretriz de governo e balizará nosso Plano Plurianual. Já estamos atuando em consonância com os objetivos de sustentabilidade da agenda 2030 da ONU que, entre eles, buscam a igualdade de gênero e a redução das desigualdades”, esclareceu.

O Dr. Valter Cândido Domingos, Presidente da OAB/FI, agradeceu a abertura dada pelo prefeito para discussão do tema e recebimento do termo de compromisso e colocou a OAB à disposição para orientações sobre as diretrizes da nova secretaria. “Entre outras metas, buscamos a igualdade de gêneros e a ampliação da participação das mulheres nos espaços de poder. Queremos contribuir para o desenvolvimento do nosso município”, enfatizou.

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram